Blog
27.fev.2025

"Praticando a Autocompaixão: Um Guia para Cuidar de Si Mesmo"

Uma carta de autocompaixão é uma ferramenta poderosa para promover a empatia e a bondade consigo mesmo. Esse é um modelo para ser utilizado no paciente que pode ser adaptado às necessidades dele.

Querido [o paciente escreve o próprio nome],
Eu sei que você está passando por um momento difícil agora, e quero que saiba que isso é completamente compreensível. Todos nós enfrentamos desafios e dificuldades, e o que você está sentindo é uma reação natural a tudo o que tem ocorrido. Às vezes, parece que as coisas estão fora de controle e que o peso do mundo está sobre os seus ombros. Quero que saiba que não há problema algum em se sentir assim.
Sei que você está fazendo o melhor que pode, mesmo que às vezes não pareça o suficiente. Lembre-se de que você é apenas humano, e como todos os seres humanos, você também merece carinho, cuidado e compreensão, especialmente de si mesmo.
Em vez de se criticar, imagine como você trataria um amigo querido que estivesse passando pelo mesmo. O que você diria a ele? Como você o confortaria? Tente oferecer a si mesmo essa mesma compaixão. Você merece isso.
Eu quero que você saiba que não está sozinho. Mesmo que as coisas pareçam difíceis agora, você tem a capacidade de superar esses desafios. Dê a si mesmo o tempo necessário para curar, descansar e se reequilibrar.
Lembre-se: não há problema algum em pedir ajuda ou tirar um tempo para si. Sua saúde e bem-estar são importantes, e é fundamental que você se cuide com amor e paciência.
Com carinho e compreensão,
[paciente assina a carta]

Essa carta pode ser personalizada para se ajustar ao que o paciente está vivendo. A ideia é que ela funcione como um lembrete para ser mais gentil com ele mesmo, acolhendo as próprias emoções e oferecendo conforto.

Dra.Clystine Abram

Comente essa publicação